Deu no Viva Feira
Por Emmanoel Freitas
O documentário “Trilogia do Reggae”, produzido pela TV Universitária da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e dirigido pelos cineastas Volney Menezes e Johny Guimarães, foi exibido nesta sexta-feira (10/12), às 20h00, no seu bairro de origem, e grande berço do reggae: na Associação de Moradores da Rua Nova (Amorun). Apesar da chuva torrencial que se abateu em Feira naquele dia a Associação estava lotada com os admiradores do reggae, e muitos regaemans, que prestigiaram o evento. A exibição da obra estava marcada para o último dia 25 de novembro, mas teve que ser reprogramada devido a interrupção no fornecimento de energia elétrica no bairro.
Como informa o release de Geraldo Lima a cerca do filme, este faz um registro da trajetória musical de três ícones do reggae na Bahia, Dionorina, Gilsam e Jorge de Angélica, desde que se conheceram nas ruas e terreiros de candomblé da Rua Nova até a realização do trabalho, com leveza e detalhes que só os depoimentos dos artistas e pessoas da comunidade que sempre compartilharam suas experiências com os ritmos de matriz africana poderiam revelar. O público vibrou durante a exibição do documentário e aplaudiu por várias vezes até o encerramento, em uma atitude própria de aprovação. Logo após a exibição do documentário os artistas e os produtores do filme foram parabenizados pelos presentes, inclusive o Vice-Reitor, Washington de Almeida Moura, da UEFS, que lá compareceu para prestigiar a exibição do documentário no berço de reggae em Feira de Santana.
Vale ressaltar que a repercussão do documentário já rendeu o prêmio de Melhor Música do festival internacional, 3º Bahia Afro Film, realizado este ano em Cachoeira.
O Viva Feira acompanhou o evento e fotografou alguns momentos para registrar a confraternização e mostrar a força que tem o reggae feirense. Confiram as fotos.
Fonte: Viva Feira
Comentários
Postar um comentário